Protocolo entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Maria Lamas e a Escola de Música Semibreve.

Condições Especiais para associados desta APEE.
Basta apresentar comprovativo de sócio no ato da inscrição.


A mostrar Protocolo escolas publicidade.JPG

Convocatória para a Assembleia Geral Eleitoral

Dia 2 de Outubro de 2014, às 19h


Esclarecimento aos Pais / Encarregados de Educação:


Atividades Extra Curriculares - Anos letivos 2013/2014 e 2014/2015


O ano letivo que terminou foi muito conturbado no leccionamento das Atividades Extra Curriculares (AEC).
Na sequência da publicação do Despacho nº 9265B/2013 de 15 de julho, a gestão das AEC para o ano letivo de 2013/2014 passou a ser tratada pela sede do nosso Agrupamento, conforme um acordo bipartido entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, não tendo a APEE Maria Lamas sido chamada a participar. Deixámos de ser entidade gestora e resolvemos adotar o papel de fiscalizadores.

Face às novas condições, a contratação dos professores sofreu atrasos consideráveis (falta de acessos à plataforma eletrónica para a contratação dos professores, o próprio processo de contratação e seleção de CV, entrevistas, período para aceitação/recusa). Durante esse tempo, a APEE escreveu cartas ao Ministério da Educação, à Câmara Municipal de Odivelas e ao Agrupamento, mostrando o seu desagrado e pedindo soluções rápidas e concretas. Chegámos também a reunir com os Técnicos do Serviço de Educação da Câmara para reforçar a nossa posição. Sempre nos foi comunicada a maior boa vontade para resolver os problemas.

Infelizmente, vivemos num país muito burocrático e só se conseguiu a estabilização da situação em meados de Janeiro, já com o segundo período letivo a decorrer. Mesmo assim, os horários foram pouco benéficos, havendo turmas com “furos” entre as aulas curriculares e as AEC, o que obrigou a APEE a intervir mais uma vez, financiando um seguro, para a existência de três voluntários (tendo dois desistido ao fim de algum tempo), para acompanhar os “recreios forçados”, complementando o trabalho das auxiliares de ação educativa.

Chegados agora à preparação do próximo ano letivo 2014/2015 e após todos os contactos e reuniões tidas com a Câmara Municipal, fomos agora confrontados com a posição da Câmara de realizar protocolos de gestão tripartidos, para o qual foi selecionada a IPSS Instituto Português de Pedagogia Infantil, da Póvoa de Santo Adrião, para participar juntamente com a Câmara e o Agrupamento na gestão das nossas AEC. O Agrupamento é chamado a concordar, sob pena de termos mais uma vez um início do ano letivo sem AEC asseguradas.

Já manifestámos, quer por escrito quer em reunião com a Srª Presidente da Câmara e Técnicos do pelouro, a nossa surpresa e indignação perante um processo de decisão pouco claro, e a nossa expectativa face ao bom andamento deste novo modelo.

Vamos ter novamente um ano zero! A Câmara disse-nos que teremos todos os professores no início do ano letivo, que serão asseguradas todas as faltas ao longo do ano e que haverá material e manuais escolares para todas as disciplinas. Em meados de Outubro serão avaliadas todas as situações para se proceder às devidas correções, caso se entenda necessário.


A APEE estará atenta a todo este processo, esperando ter a colaboração dos professores titulares e de todos os Pais e Encarregados de Educação. Para isso pedimos que também estejam atentos e que nos façam chegar as vossas informações, para podermos garantir uma boa escola para as nossas crianças.

Participem connosco!
Vamos arrumar a casa e ajudar quem mais precisa!

cartaz_dá_para_aproveitar_2014.jpg

MUITO OBRIGADO!

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Maria Lamas, agradece a oferta dos bens alimentares para a Festa Final de Ano, sem os quais não teríamos conseguido o resultado obtido.

Assim, muito agradecemos a todos os Pais e Encarregados de Educação, à empresa Central de Cervejas de Alverca, à empresa Orangina Schweppes Portugal, à Pastelaria Espiga Dourada, à Pastelaria El Reis D.Dinis, à Pastelaria Kilumba e em especial à Sra. Coordenadora Paula Martins, professores, auxiliares e às nossas crianças, sem as quais não haveria Festa.

Muito Obrigado a Todos!

APEE Maria Lamas
Informação tirada do Blogue Pais & Filhos


O que todos os pais de músicos devem saber:


A música faz parte de uma vida saudável. Quando uma criança aprende a tocar um instrumento, isso melhora a memória, o desenvolvimento em matérias exatas na escola, e a concentração.



  • Vantagens de se aprender música

    1. Ajuda a desenvolver técnicas de linguagem.
    2. Desenvolve a autoestima.
    3. Desenvolve a capacidade de saber ouvir.
    4. Melhora o desempenho em matemática.
    5. Estimula as conexões cerebrais.
    6. Melhora o raciocínio.
    7. Enriquece a coordenação motora.
    8. Alivia o estresse.
    9. Ensina como fazer transições.
    10. Encoraja a criatividade.
    11. Pode ser aplicada em crianças com necessidades especiais.
    12. Traz paz à sua alma, se de boa escolha.
    O bom gosto também deve ser incentivado. Dependendo do instrumento a aprender, a criança poderá tocar de tudo, de música clássica à popular, instrumentais ou músicas com letra. Se a criança gosta de cantar e quer estudar canto, precisará da mesma disciplina e perseverança para chegar ao nível desejado.
    Aprender habilidades que incluam ritmo e o conhecimento em geral só trará vantagens. Seja tocar numa banda, aprender música e a tocar um instrumento, seja ele piano, violino, violão, gaita, não importa, precisa-se de disciplina e desejo. Não force seu filho a fazê-lo, mas deixe-o sentir o prazer de criar algo belo que venha de si mesmo. Ele pode tentar, se gostar, pode continuar e progredir.
    Algumas dicas que todo pai ou mãe de músicos devem saber:

    Prática

    • Explique a ele que ele terá que praticar todos os dias. Ele pode praticar 10 minutos que seja, mas terá de fazê-lo.
    • Faça um pequeno quadro onde possa colocar uma marca a cada vez que praticar.
    • Veja-o praticar. Essa é uma boa forma de passar tempo com ele reconhecendo seus esforços.
    • Estabeleça metas com seu filho. Por exemplo, peça-lhe que toque ou cante uma música para você ou numa reunião familiar no mínimo uma vez por mês. Isso constitui a realização de metas e medição de resultados.

    Concertos e apresentações

    • Compareça. Seja uma apresentação da orquestra onde seu filho toca ou um concurso de canto.
    • Apoie. Incentive-o relatando o progresso aparente. Tenha cuidado em dizer que é suficiente o que ele está tocando ou cantando. Procure incentivar o progresso contínuo.
    • Não critique. Críticas construtivas ainda são críticas, e geralmente uma apresentação é fruto de meses de estudo. Deixe para dar sugestões nas próximas práticas.
    Instituir valores para que saibam escolher quais tipos de música tocar e cantar é importante. Elas podem evitar músicas que não traduzam os valores aprendidos em família. Aprender a apreciar a técnica e a beleza das notas musicais fará parte do desenvolvimento do bom gosto e senso na vida em geral.

Ensino Articulado do Conservatório de Música D.Dinis de Odivelas

Caros Encarregados de Educação,

Vimos relembrar que estão a decorrer as inscrições para o Regime Articulado do Conservatório De Música D.Dinis de Odivelas e Escola EB2/3 dos Pombais, para os alunos que transitam para o 5ª ano de escolaridade.

Professores do Conservatório estiveram  na Escola Maria Lamas para uma acção de sensibilização aos alunos do 4º ano, com alguns dos instrumentos musicais ensinados naquele Estabelecimento, para que, caso pretendam frequentar este ensino, as crianças possam escolher o instrumento da sua preferência.

Como não houve reunião com os Encarregados de Educação para esclarecimento sobre este tipo de ensino gratuíto, foi solicitado que o Conservatório de Música estivesse representado nas Reuniões de Avaliação das turmas do 4º ano, dia 24/06, para informação e esclarecimento.

Informamos ainda que o Conservatório de Música D.Dinis estará disponível no próximo sábado, dia 21/06, a partir das 11h, para uma demonstração dos vários instrumentos que lecciona, para que as crianças possam experimentá-los.

Não deixem de aparecer!
O ensino da Música é muito importante para o desenvolvimento das crianças!

Envio o link do Conservatório de Música D.Dinis para que possam consultar.
Caso pretendam efetuar a inscrição, poderão retirar a ficha de inscrição através do link ou solicitá-la na secretaria do Conservatório, nos dias úteis até às 19h.

Morada: Rua José Fontana, Bairro S. José, 2620-071 Póvoa de Santo Adrião   (perto da Escola EB2/3 Pedro Alexandrino)
Telef.: 21 937 5774
Rodoviária Nacional (com partida das Patameiras): 204.


​Com os melhores cumprimentos
​APEE Maria Lamas

Vamos todos participar na FESTA e ver os sorrisos das nossas CRIANÇAS...

Para festejar o Dia da Criança, os meninos foram ao Pinhal da Paiã!

QUESTIONÁRIO AOS PAIS...

Foi-nos solicitado que através do nosso blog divulgassemos aos pais o trabalho deste Psicólogo Clínico e solicitassemos ainda a vossa colaboração no preenchimento de um pequeno questionário, cujo o link de acesso está indicado no texto abaixo.

Vamos todos votar!

Hino da Fruta 2013/2014 -- 1º ano turmas A e B, EB1/JI Maria Lamas -- Lisboa



Comunicado


Caros Pais e Encarregados de Educação

Na sequência do contacto de alguns Pais e Encarregados de Educação, informamos todo este processo, que esperamos estar concluído, apesar de não ser da forma mais adequada.

Como será do vosso conhecimento, foi publicada legislação no verão do ano passado que designava como entidades gestoras das AEC, a Câmara Municipal, o Agrupamento e depois as APEE, por esta ordem de prioridades. Não tendo nunca a APEE Maria Lamas sido chamada a reunir, ficou definido entre a CM Odivelas e o Agrupamento que seria este ultimo a gerir as AEC.
A mesma Lei implica que as AEC sejam atribuídas a professores do Agrupamento com horário zero. Mas este ano o nosso Agrupamento não teve nenhum professor nestas condições, o que obrigou à contratação de professores. Para tal, o Agrupamento teve que aceder a uma plataforma eletrónica, onde no inicio não tinha acesso. Para além destes tempos de espera para acertar estas condições, fez-se o processo de contratação por duas vezes, e entre os prazos para candidatura, a seleção dos candidatos e a aceitação do trabalho por estes (no primeiro concurso os professores não aceitaram as condições/horários propostos) decorreu todo este tempo.

No final do 1º periodo, pensou-se que tudo estaria encaminhado, quando viemos a saber que estava a ser proposto trabalho a recibos verdes em vez de contratos e que os candidatos perante as condições apresentadas estavam novamente a recusar. A solução encontrada foi falar com os professores que já estavam contratados e ajustar os horários para que estes pudessem ter tempo para estar na escola Rainha Santa e também na Maria Lamas.
Assim se conseguiram todos os professores. Os "furos" que os alunos têm nos horários foram um mal necessário, para conseguirmos avançar com todas as AEC para todos os alunos.

Para colmatar eventuais problemas, temos uma voluntária que juntamente com o pessoal auxiliar, acompanha os alunos nestes tempos e fomos entretanto informados que nos vão ser encaminhados mais dois voluntários para repartir melhor as turmas que estejam nestas condições. Com mais estes dois voluntários, poderemos equacionar a possibilidade das crianças passarem estes tempos em sala de aula, para realizarem atividades (jogos de tabuleiro, etc) ou mesmo fazerem os TPC.

Ao longo de todo este processo, a APEE tem demonstrado o seu desagrado ao Agrupamento, à Câmara Municipal e ao Ministério da Educação. Fizemos já uma reunião com o Agrupamento para avaliarmos a possibilidade de alterar este protocolo bi-partido para a gestão da AEC e evitarmos este problema no próximo ano letivo. Iremos ainda solicitar uma reunião à Câmara Municipal nesse mesmo sentido.

Lamentamos todos os problemas que esta situação tem causado a todos nós e principalmente às crianças. Esperamos que tudo agora decorra pelo melhor e que consigamos evitar outra situação igual no próximo ano letivo.

Ao dispor.
APEE Maria Lamas

Banco de Voluntariado do Agrupamento D.Dinis


O AGRUPAMENTO D. DINIS - ODIVELAS SOLICITA:

VOLUNTÁRIOS PARA DINAMIZAÇÃO DO GABINETE DE APOIO AO ALUNO E FAMÍLIA.

Perfil:
- Formação superior em Psicologia e/ou Apoio Social e/ou Professores e educadores e/ou Saúde.


Os interessados deverão enviar email para ce2.escolapombais@gmail.com e inscreverem-se na Bolsa de Voluntariado (http://www.bolsadovoluntariado.pt/).

As atividades deverão desenvolver-se pelo menos uma vez por semana por cada voluntário.

No final será passado Diploma de Reconhecimento pelos Serviços prestados no âmbito do Voluntariado.