Foto: "Numa bela biblioteca de uma escola, vivia uma misteriosa história que se chamava Vitória!"

Assim começa mais uma bela história para crianças da Goretti Pina e ilustração de Sandra Surgy, da editora Educaler Portugal.

Não percam este lançamento duma linda história de encantar.

Dia 25 de Novembro na EB1 de Miraflores
Dia 2 de Dezembro na EB1/JI Maria Lamas em Odivelas

A autora Goreti Pina elegeu a escola EB1/JI Maria Lamas para fazer a apresentação oficial do seu livro.

No período da manhã a autora apresentou o livro aos alunos, professores, educadores e auxiliares da escola, que também ofereceram  à autora pequenas representações e lembranças elaboradas pelos alunos e professores,  por ano de escolaridade.

No final do dia, estiveram na escola algumas individualidades para assistirem ao lançamento do livro da autora, Goreti Pina. 


CAMPANHA
SOLIDARIEDADE DE NATAL
2013


Natal


JUNTEM-SE A NÓS NESTE ABRAÇO SOLIDÁRIO
ENTREGUEM NA REPROGRAFIA DA EB 2/3 DOS POMBAIS:
-  UM ALIMENTO ENLATADO
OU…
- PAPAS PARA BEBÉS (NESTUM, FARINHAS…)
NOTA: os bens serão entregues à Paróquia da Ramada
Odivelas, 27 de novembro de 2013                                                         
A Diretora

Magusto na Escola Maria Lamas




















 














 




 

 

Os alunos da Escola e Jardim de Infância, professores, educadoras e auxiliares partilharam o Magusto no pátio da escola.

A escola agradece... As nossas crianças sorriem!

Todos os anos a APEE, representando todos os pais, tem conseguido oferecer à escola para usufruto dos nossos meninos, algumas necessidades identicadas, para as quais a escola não tem poder económico. Este ano conseguimos oferecer um triciclo ao Jardim de Infância e 3 colecções de livros ao primeiro ciclo, impostos pelo programa curricular. Estas ofertas são fruto dos valores que conseguimos juntar do total das quotas pagas pelos pais que se tornaram sócios e da venda dos bolos que generósamente, pais, familiares e amigos nos ofereceram para vendermos na festa final do ano letivo passado.



Workshop Orientação Parental - "Como ajudar o seu filho a estudar"


Sábado, dia 26 de Outubro, pelas 15hImagem intercalada 1
Sábado, dia 26 de Outubro, pelas 15 horas, o centro WIP irá realizar um workshop exclusivamente destinado a Pais e Encarregados de Educação.

Porque a ação educativa não está nunca isolada, porque todos os pais atravessam períodos mais complexos no apoio que dão aos seus educandos, este workshop pretende transmitir técnicas para motivar e ultrapassar algumas das tão comuns dificuldades no estudo dos alunos do ensino básico.

A entrada é gratuita.

As reversas podem ser feitas:
-telefone (219377054 / 925917416)
-email (wiprogress2012@gmail.com)
-presencialmente (Rua D. Nuno Álvares Pereira, 3C, 2675-419 Odivelas)

Esclarecimento sobre AEC's - Atividades de Enriquecimento Curricular


Caros Pais e Encarregados de Educação,
Como é do vosso conhecimento, infelizmente as AECs ainda não tiveram inicio na nossa escola.  Desde o dia 12 de Setembro que a APEE tem acompanhado o tema junto da Câmara Municipal de Odivelas e do Agrupamento de Escolas D. Dinis Odivelas. Estimamos que a situação possa estrar resolvida até final da próxima semana.

Breve história dos acontecimentos:

Durante o verão, e  já depois do termino das aulas do ano letivo 2012/2013, saíram alterações legislativas do Ministério da Educação com impacto no funcionamento das AECs,  entre outros  o “Despacho n.º 9265-B/2013 de 15 de julho”.
Resumidamente:
·         Reduz o numero de horas de AEC's para 5 horas versus 10 no ano anterior;
·         Define prioridades de alocação de recursos humanos existentes no agrupamento e, só depois contratação externa versus liberdade de contratação no ano anterior;
·         Define as entidades promotoras (ordenando por Agrupamentos, Autarquias, Associações de Pais, IPSS).

Tendo em consideração as regras do despacho acima,  a Camara Municipal de Odivelas e o Agrupamento de Escolas D. Dinis Odivelas decidiram que a responsabilidade de gestão das AEC's para o ano 2013/2014 seria do Agrupamento e não da APEE como até aqui, tendo esta sido apenas informada depois de facto consumado, ficando assim de fora do processo de gestão e contratação de professores para as AECs (*).

Após a colocação dos professores principais e da validação de horas disponíveis, bem como assinaturas de despachos do ministro, só recentemente foi possível ao agrupamento requisitar professores para as AECs, encontrando-se neste momento em processo de entrevistas e seleção dos mesmos para lecionarem estas atividades.

Convocatória para a Assembleia Geral Eleitoral



REGRESSO AS AULAS
 
A APEE felicita todos os alunos que estão de regresso as aulas e todos aqueles que pela primeira vez vão fazer parte desta Escola.
 
A APEE pede a colaboração de todos os Pais e Encarregados de Educação, que sempre que acharem conveniente, apresentar algo para a Comunidade Educativa o façam para a Associação de Pais, estaremos sempre disponíveis para os receber e tentar obter solução junto das Entidades competentes.
 
A APEE pede a todos para que atualizem os seus registos nos nossos ficheiros, para que possamos divulgar as nossas iniciativa e tudo o que fazemos em prol da Escola.
 
 
A Direção  
INFORMAÇÃO AOS PAIS
A APEE Maria Lamas, na sequencia da assinatura do Contrato de Autonomia que ira permitir a Gestão do Agrupamento D. Dinis, pela Dra. Ana Gralheiro e tendo em atenção ao seu conteúdo, a APEE não concordou com alguns itens, enviando as Entidades responsáveis no Concelho de Odivelas, foram efetuadas reuniões com as entidades e o saldo foi positivo, pois vai ser feita uma avaliação a unidade escolar no sentido de verificar a condições em que se encontra, mais se adianta que irá estar representantes da APEE nessa avaliação 
transcrição da carta entregue na Camara Municipal de Odivelas, Agrupamento D. Dins e Junta de Freguesia de Odivelas
Exmos. Senhores
A APEE EB1/JI Mª Lamas, vem pelo presente meio, manifestar preocupação relativamente às necessidades existentes na escola, e, apelar a Vª Excelências, uma resposta adequada à resolução das mesmas, que passaremos a expor.
SEGURANÇA – EDIFICIO ESCOLAR
Apesar da escola ter sido sujeita a obras de conservação no ano letivo 2010/2011, fato é, que a mesma neste momento necessita de algumas obras/reparações que em algumas situações põem em causa a segurança das crianças. 
A escola possui duas salas com necessidade URGENTE de remodelação; ambas no piso superior:
·         A sala do 4º A encontra-se com o teto danificado, visto o mesmo ter caído no inverno passado.
·         Uma sala do 1º ano encontra-se com infiltrações, sendo que algumas das lâmpadas já não são ligadas por esse motivo.
·         Os Extintores colocados no recinto da escola, encontram-se fora de validade, pelo que numa situação de emergência não funcionarão.
RECINTO ESCOLAR E ESPAÇO DE JOGO E RECREIO
Quanto ao espaço exterior, há a referir o seguinte:
·         É imperioso reparar o pavimento que se encontra em mau estado de conservação e/ou com superfície inadequada (cimento, gravilha, alcatrão), assim como apresenta declives ou desníveis, provocando acidentes vários (quedas) às crianças, só este ano já foram contabilizados 33 acidentes.
·         Equipamento de receio nomeadamente parque infantil deteriorado e de pôr em risco a segurança das crianças. (neste momento já a referir um acidente que provocou a uma criança). Necessidade também de manutenção da superfície de impacto;
·         INEXISTENCIA de área coberta de recreio;
·         Ausência de um telheiro à entrada da escola, para as assistentes operacionais receberem as crianças, e não estarem expostas à chuva intensa e ao calor que se faz sentir no verão.
SEGURANÇA - MEIO ENVOLVENTE PRÓXIMO (até 200m)
·         Sinalização rodoviária (passadeira, lombas), inexistente
·         Sinalização luminosa de aproximação de escola, inexistente
Pelo exposto, parece-nos que é urgente arranjar soluções para as necessidades que a escola apresenta.
Deixamos expostas desta forma, as nossas inquietações relativamente aos assuntos supra mencionados.
Os nossos maiores agradecimentos.
A Presidente da Direção
Teresa Pedro Bravo